CONSULTA DE AVALIAÇÃO PÓS-COVID

A Urgicentro Saúde Familiar dispõe de um protocolo de seguimento clínico de doentes que sofreram infecção COVID-19 e que se encontram em fase de convalescença, baseado na evidência científica atual.

O rasto da doença pode prolongar-se no tempo com cansaço, falta de ar, alterações da concentração e memória, fraqueza para atividades que anteriormente seriam simples, perda de equilíbrio e dores de cabeça mais intensas e mais frequentes e ainda alterações do olfato e do paladar durante períodos prolongados.

Poderá ainda ser cedo para falar dos efeitos a longo prazo desta doença, no entanto, é preciso prevenir a instalação e cronicidade destas sequelas.

Na Urgicentro encontra um grupo de médicos, que seguindo orientações específicas, proporcionam um acompanhamento clínico dirigido, personalizado e intensivo indispensável na recuperação destes doentes.

Existem, atualmente, duas definições importantes:
● Covid-19 pós-aguda ou “long-covid”/ PASC (Sequela pós-aguda da Covid-19): doença
multissistémica que ocorre após diagnóstico da Covid-19, além de 3 semanas do início dos
sintomas.
● Covid-19 crónico: que se manifesta além das 12 semanas.

Estudos no Reino Unido revelaram que cerca de 10% dos doentes com teste positivo para o vírus SARS-CoV-2 permaneceram sintomáticos além de 3 semanas e uma menor proporção durante meses. Como tal, a avaliação e o seguimento médico dos doentes com COVID-19 deve ser feito entre as 6 a 8 semanas após a infecção aguda com o intuito de avaliar potenciais impactos e necessidade de reabilitação, qualquer que seja a apresentação clínica inicial.

A medicina geral e familiar tem capacidade de avaliar os utentes como um todo, prestando uma orientação clínica dirigida a cada sinal e sintoma manifestado.

Nesta consulta pretende-se minimizar os efeitos a longo prazo da doença, prevenindo a instalação e cronicidade das sequelas, contribuindo para tal uma observação atempada e de qualidade, apoiada na evidência científica mais atual.


© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.

The web page was created with Mobirise