CONSULTA DE VIGILÂNCIA DE HTA

Hipertensão é um dos fatores de risco major cardiovascular com maior impacto a nível da morbilidade e mortalidade. A vigilância dos utentes hipertensos tem como principais objetivos: a promoção de estilos de vida saudáveis, o controlo dos valores tensionais, a avaliação da adesão à terapêutica, a identificação e avaliação de fatores de risco cardiovascular global, a prevenção do aparecimento de complicações nos órgãos-alvo e avaliação das suas repercussões.

A consulta de hipertensão tem uma periodicidade semestral, podendo haver necessidade de aumentar a sua frequência, no caso de doentes mal controlados. Na consulta médica, é efetuada a história clínica, investigação de sinais e sintomas, fatores de risco, repercussão de órgãos-alvo e realiza-se o exame objetivo com incidência na auscultação cardiopulmonar e pesquisa de edemas periféricos; faz-se a avaliação e registo de exames auxiliares de diagnóstico solicitados, observa-se o grau de adesão à
terapêutica e reforça-se a importância do cumprimento das medidas farmacológicas e não farmacológicas. No final da consulta efetua-se a prescrição dos medicamentos necessários, após o seu reajuste (se necessário) e marca-se nova consulta. Anualmente deve ser realizado controlo analítico com avaliação microalbuminúria e ECG.

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.

Website was started with Mobirise