CONSULTA DE MEDICINA DO VIAJANTE

A Medicina de Viagem foi criada com o intuito de proporcionar ao viajante, seja qual for o objetivo de sua viagem, cuidados preventivos de saúde, diminuindo ao máximo a possibilidade de intercorrências e ao mesmo tempo evitar que o viajante seja transmissor de doenças infeciosas, algumas não existentes no país de origem.

A melhor forma de viajar em segurança é procurar uma consulta do viajante. Estas consultas são extremamente importantes para os viajantes saudáveis mas em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Deve agendar este contacto com o médico com especialização nesta área, pelo menos, 4 semanas antes da data da sua viagem.

De acordo com o destino escolhido, o tipo de viagem, duração, fatores epidemiológicos locais mas também os seus fatores intrínsecos (sexo, idade, doenças, medicação crónica, condições especiais), podem ser propostas diferentes atitudes preventivas ou curativas.

Entre várias recomendações, pode ser necessária a vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal; a informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem; o aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo; informações sobre assistência médica, riscos de acidentes e segurança ou outros nos destinos para que viaje, prevenção picada de insectos, cuidados a bordo de avião/cruzeiro/outro, gestão de jet lag, prevenção da doença de altitude, prevenção e/ou tratamento da diarreia do viajante etc. Estas recomendações são atualizadas com frequência, de acordo com a situação epidemiológica das doenças em cada país.

Antes da consulta verifique que tem consigo o itinerário completo da viagem e o boletim de vacinas (incluindo o Certificado Internacional de Vacinação se já for portador do mesmo).

A consulta pode ser realizada de forma individual ou em grupo.

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.

HTML Builder